O que é o Adestramento pela Terapia Comportamental?

Será que os problemas comportamentais do cão são resolvidos apenas aplicando técnicas de condicionamento clássico?

Alvaro Israel

10/20/20242 min read

cachorro da raça pastor belga malinois de frente a uma pessoa que esta dando comandos para ele
cachorro da raça pastor belga malinois de frente a uma pessoa que esta dando comandos para ele

Quando lidamos com problemas comportamentais de cães, é fácil acharmos na internet muitas dicas de como fazemos isso ou aquilo para lidar com esse ou aquele problema. Mas a realidade as vezes se mostra mais dura do que um vídeo de VocêTube se propoe a tratar. Será que com um petisco aqui e outro acolá resolve todos os nossos problemas? Isso é o que vamos tratar de forma muito breve nesse artigo.

Vamos para um exemplo prático: Você quer sair para passear com o seu cão, mas não pode passar um outro cão ou gato na frente dele ou até mesmo do outro lado da rua, que ele reage e tenta “atacar”, indo para cima do animal em questão, puxando a guia e até, dependendo do porte do animal, arrastar você até o lugar ou o que chamou atenção dele.

Se dermos uma pesquisa rápida no Gugle ou VocêTube vemos algumas formas de sanarmos isso e uma delas é que sempre que o cão latir ou avançar um terceiro, iremos chamar a atenção dele e reforçamos esse ato de deixar de latir dando um petisco.


Não vou entrar no mérito dessa técnica em si, mesmo que ao meu ver, se dermos um reforço positivo ao animal logo depois que ele late, mesmo que façamos ele sentar do nosso lado e depois dar o petisco, estaríamos premiando uma ação que queremos extinguir. Toda a ação premiada tem maior probabilidade de se repetir reforçando assim todo o ciclo.


Mas quero ir mais fundo na minha questão: O que levou o animal a avançar? Qual o mecanismo da cognição do cão que faz ele avançar em alguém? Será que se eu só tratar o efeito de uma causa, essa mesma causa não causará outro efeito? Filosofico não? Hehehe.


Vamos dar outro exemplo mais simples: Imagine um cão que late excessivamente, por qualquer motivo. A tentativa de resolver o problema brigando com o cão e mandando-o para a casinha parece resolver a inconveniência a curto prazo. Porém, a causa do problema não foi tratada e o cão pode começar a apresentar outros comportamentos indesejáveis, como destruir objetos por exemplo.

Ou seja, todo e qualquer comportamento do animal está inserido num "todo maior" e esse todo, é a forma como nós lidamos com o cão.


O Adestramento pela Terapia Comportamental de Cães busca conhecer a causa do comportamento inadequado, levando em consideração as necessidades básicas e cognitivas do seu cachorro, trabalhando para harmonizar o relacionamento do cão e a família e trazendo qualidade de vida a todos.

Mas qual a vantagem disso tudo?

Simples, por tratar a origem do problema, o adestramento comportamental tem resultados sólidos e duradouros, proporcionando a você, um cão obediente e educado por toda a vida dele. Aplicando os exercícios e manejando o animal de acordo com que a terapia comportamental prescreve, você não precisará de outro adestrador ou reciclagem para que o animal entre nos “trilhos”.