Liderança: A base de tudo
Um capricho ou uma necessidade?
Alvaro Israel Santos
11/20/20242 min read
Se pudéssemos resumir em como a mente do cão funciona, poderíamos usar essa frase: “O cão é simples e sua interação com os indivíduos e com o seu ambiente é determinado pela sua posição na hierarquia social”. Isso quer dizer que, quando dois cachorros se encontram eles automaticamente pensam e “fazem as seguintes perguntas”: Ele é adulto ou filhote? Ele é macho ou fêmea?...” e a pergunta mais crucial de todas “Ele é meu líder ou liderado?”.
As duas primeiras perguntas são respondidas rapidamente, tanto por contato visual quanto o faro que é exalado de outro indivíduo, agora a terceira, é respondida pela postura e ações que os dois indivíduos farão ao entrarem em contato.
Dependendo da personalidade e do porte de cada um, a terceira pergunta pode ser respondida por um movimento de submissão como se abaixar e virar o ventre para cima, fugindo com medo de sofrer algum dano, ou até mesmo demonstrações de força, como mostrar os dentes, erriçar o pelo da nuca para parecer maior, e algumas vezes chegando a vias de fato.
Isso também acontece com o cão com relação ao humano, essas três perguntas precisam ser respondidas. Ou seja, o seu cão ai da sua casa sabe exatamente sua posição na “fila do pão”. Agora eu te pergunto: Quem é o líder na sua casa? Você ou seu cão?
A maioria dos problemas de comportamento domésticos, se não todos, tem suas raízes nessa questão.
O líder tem suas regalias como: comer primeiro e do melhor, sentar, deitar ou acessar todo e qualquer lugar a qualquer momento, etc. Coisas essas que não acontece com o liderado, pois ele come o que lhe é dado, senta, deita ou vai para lugares que o líder permitiu ele a ir, não destrói objetos que não são dele pois é do líder, não demarca território porque o território pertence ao líder, etc. acho que vocês entenderam onde quero chegar né?
Mas a liderança, além da primazia dos recursos disponíveis e do direito de decisão que se tem, também carrega consigo responsabilidades como: fornecer comida e abrigo a matilha, defender o território de intrusos, fornecer atividades que envolvam a mente e o físico dos liderados para não os deixar ociosos, etc.
Como dizia o tio Ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades…” hehehehehe
Quando colocamos o cachorro na liderança, muitas das vezes sem querer, além de permitirmos ele a ter os direitos de liderança, colocamos uma responsabilidade sobre o psicológico e físico do cão que o deixa estressado, destruidor de objetos e até muitas vezes agressivo pois ele sente que é responsável por todos ali.
Liderar o cão ou os cães, não é apenas um capricho de se ter um cachorro obediente, pois um cachorro que entende que ele é o liderado, ele obedecerá o líder, mas uma necessidade básica para melhor qualidade de vida para o animal e sua família, pois o cão não tem capacidades físicas e psicológicas de nos liderar.
Por isso, seja bondoso com seu cão e lidere-o.
ALVARO ISRAEL ADESTRA
Nos siga também nas redes sociais
CONTATO
suporte@alvaroisraeladestra.com
© 2024 Alvaro Israel Adestra - Adestramento de cães e Terapia comportamental - All rights reserved.
Curitiba,PR e Região Metropolitana